Quem sou eu

Minha foto
Paraíso, To, Brazil
Sou Socorro Vanderley graduada em Geografia e especializada em Gestão Escolar. Trabalho atualmente na função de Assessora de Currículo-DRE Paraíso.

O que é Hipertexto?

O Hipertexto são aqueles itens marcados numa página WEB que, quando clicados, levam as imagens ou informações mais detalhadas sobre o assunto. O Hipertexto é um texto (ou uma imagem) grifado e destacado na página por uma cor diferente da cor do texto no qual está inserido. Quando se coloca o cursor sobre o hipertexto, o cursor muda seu formato para um ícone representado por uma mão. Com a disseminação da Internet, o hipertexto surge como um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.

Algumas das vantagens do uso do hipertexto, quando cuidadosamente planejado:

Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento;

Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse.

Analisando a leitura dos textos propostos, observa-ae o grande potencial que o Hipertexto oferece como aperfeiçoamento, ampliação, ou seja, leques que oportunizam o construir de sua própria autoria. E sabemos que num mundo globalizado e em constantes transformações como o que vivemos os Hipertextos são ferramentas essências, nesse criar e recriar, nesse desenvolver de suas potencialidades, nesse remeter do aluno ao aprender de forma dinâmica e prazerosa, através de uma experiência FANTÁSTICA!!! Navegar. Os hipertextos tornam realidade à abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, possibilitando a interação entre as diversas áreas do conhecimento.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Interagir com vcs é o máximo!!!

Este Blog destina -se a Assessoria e troca de conhecimentos na Área de Geografia.

6 comentários:

  1. Olá colega, parabéns pelo o seu blog. Abç, Meire

    ResponderExcluir
  2. Oi,que bom! vamos interagir Supervisão|geografia, vai ser riquissimo!!! Sinto sua falta.
    Jesus te ama.Esmeralda

    ResponderExcluir
  3. Olá colega Socorro parabéns pelo seu blog. Espero que vc seja bem sucedida em usá-lo com seus professores. Acredito que as tecnologias podem ajudar de todas as maneiras o nosso trabalho com as escolas

    ResponderExcluir
  4. Olá Socorro
    Muito interessante o seu blog. È uma exelente iniciativa voltar ele para área de Geografia. Na nossa regional a assessora Eliana criou um blog, não deixe de visitar.
    http://capimdouradogeografia.blogspot.com/
    http://ensinandocomticporto.blogspot.com/

    Elisangela
    NTE - Porto Nacional

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, a medida que os estudos avançam vamos percebendo o quanto são valiosas as contribuições dos colegas. O hipertexto é realmente uma fonte infinita de apredizado e que deve ser melhor utilizado para ampliar os nosso conhecimentos e motivarmos nossos alunos a utilizá-lo.
    Não esqueça de visitar e conhecer um pouca de Arte(disciplina)no
    http://idellarte.blogspot.com
    Bjim :)

    ResponderExcluir
  6. Prezada Socorro,
    que bom tê-la como cursista, colega e companheira das mais variadas tarefas no nosso local de trabalho e também fora dele. E cada encontro, cada conversa, cada assunto que na maioria das vezes remete a outro assunto e que puxa outro assunto - saõ os links que acontecem no nosso cotidiano que na prática nos fazem ser um ser hipertextual e que na verdade nem nos damos conta disso. Espero que você tenha aprendido de fato a grande importância do hipertexto e na aplicabilidade dele na sua vida consigo mesmo e com os outros você possa estar proporcionando a aquisição de novos conhecimentos.
    Pertinentes as suas colocações.
    Valeu coleguinha!

    ResponderExcluir